Fale Conosco: (62) 3611 2969
Endereço: Rua 5, S/N, Real Grandeza, Aparecida de Goiânia-GO
ENERGIA FOTOVOLTAICA OU SOLAR
Outro projeto inovador do gestor é a geração de energia fotovoltaica (solar) no condomínio. Atualmente há pouquíssimos condomínios residenciais que apresentem essa tecnologia no Brasil.
O caminho para tirar do papel a possibilidade do condomínio fabricar sua própria energia foi procurar um parceiro financeiro.
Desenhei o tamanho do sistema, quanto sairia e mostrei para ele que seria uma grande oportunidade de negócios para quem pode investir, explica Luciano.
O investidor parcelou o custo da benfeitoria em cinco anos. Durante esse período, o condomínio vai pagar a benfeitoria com base no seu consumo de energia atual. Ou seja: vai pagar a conta de luz de hoje durante esse período e, depois, poderá usufruir da economia que o sistema gera.
Acho que ficou uma situação positiva para todos. Para conseguir bons acordos com as empresas, o síndico pode sair um pouco do papel de cliente e se colocar como um parceiro daquela empresa, ensina Luciano.
Pensado para gerar 90% da energia utilizada no condomínio, o sistema começou a funcionar esse ano e será pago nos próximos cinco anos.
Já vimos que ele funciona mesmo com um mormaço e tempo fechado, o que nos agradou bastante, conta. Além disso, focar na geração de energia no condomínio pode chegar a valorizar o patrimônio em até 7%.
Luciano sabe que conseguir esse tipo de parceria pode ser difícil para muitos síndicos, mas garante que um bom planejamento é fundamental - além de trabalhar sempre comempresas em que confia, pensando em um relacionamento de longo prazo.
Funciona da seguinte maneira: a luminosidade do sol bate nas placas fotovoltaicas localizadas no condomínio, e assim captam a luz que será transformada em energia elétrica.
Um estudo prévio do fornecedor aponta os locais mais indicados para receber a luz solar, dependendo da localização do condomínio.
Digite a senha para acessar!